Top

Blog

Como Tirar Solo de Ouvido

Tirar um solo de ouvido não é uma coisa muito fácil, exige bastante estudo! É preciso também uma boa percepção musical e também desenvolvimento técnico para que ele saia bonito e preciso. Iremos dar dicas de como você pode desenvolver esta habilidade!

1ª:TOM DA MÚSICA
É importante saber qual o tom da música que você irá tirar o solo. Sem essa informação, a tendência é que você fique confuso. Poderá até tirar partes dele, mas sua memória vai ficar “rodando”, sem saber para onde ir. O tom da música irá funcionar como “atalho”, a referência correta para o solo.

2ª: ESCALAS
Identificou o tom, agora é hora de repassar as escalas que fazem parte dele. No primeiro, momento faça este exercício sozinho, antes de ir para o solo. Isso é importante para que sua mente consiga “mapear” a sonoridade das possíveis notas. Após tocar a escala na guitarra ou violão, toque-a do começo ao fim junto da música. Você irá perceber que em alguns trechos as notas se encaixam melhor. Quando ouvir o solo, estarão mais firmes na sua memória!

3ª: DICA: DIVIDA O SOLO
Uma outra dica é dividir os solos em partes ou compassos. Esta é um maneira de você “enxergar” os pequenos detalhes que fazem total diferença. Identifique também quais foram as técnicas utilizadas: bends, slides, tappings, pull-of, arpegios, etc. Caso não estejam firmes, faça exercícios delas para que o solo saia com mais facilidade.

4ª: DICA: OUÇA O SOLO
Esta é uma dica elementar. Você não irá conseguir tirar de ouvido algo que você não conhece bem. Escute cada parte do solo separadamente, até que você consiga decorá-lo. Quando você conseguir “cantá-lo”, sem auxílio do instrumento é o momento certo de praticar. Com o solo memorizado, com as técnicas afiadas e mapeado fica mais fácil de você encurtar este processo. Não tente tirar todo o solo de uma vez! Divida-o e só passe para a próxima parte quando sentir que está bem afiado.

Por último! Tenha paciência e não pule etapas! Com disciplina e treino você irá naturalmente tocar com facilidade. O importante é respeitar o processo e não desistir jamais!

Este post contém informações da Michael

Share
No Comments
Add Comment
Name*
Email*
Website